Podemos ressalta valores democráticos nos 35 anos da Constituição Cidadã

A democracia brasileira está em festa neste mês de outubro, com a comemoração da promulgação da Constituição Cidadã, principal símbolo do processo de redemocratização nacional e da garantia de direitos básicos relacionados à saúde, educação, trabalho, direitos aos povos indígenas e liberdade de pensamento.

A bancada do Podemos na Câmara comenta os 35 anos da Constituição, comemorado hoje (05/10). “Neste dia histórico, reafirmo o compromisso com os valores democráticos e a busca incansável por um país mais justo e igualitário”, afirma o líder Fabio Macedo (MA). “Nós do Podemos permanecemos dedicados à construção de uma nação onde a voz de cada cidadão seja ouvida e respeitada, onde a democracia prevaleça e a justiça seja para todos”, completa.

A presidente nacional do partido, deputada Renata Abreu (SP), lembra que a “jovem” Constituição veio para garantir direitos e deveres. “Ela é pilar da nossa democracia; muito nos orgulha”, afirma, para acrescentar: “Ainda temos que trabalhar, para aprimorar a nossa Constituição, mas que ela continue sendo o cerne da nossa sociedade, de amor, de solidariedade e de olhar por aqueles que mais precisam e, acima de tudo, respeito pela nossa democracia”.

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) lembra do papel de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988. “Ulysses é o senhor Diretas Já e o senhor Constituição. Na época da promulgação, o Brasil tinha 145 milhões de habitantes; hoje somos 210 milhões. A expectativa de vida era de 65 anos; hoje subiu para 76 anos. Conquistamos muito, o Brasil prosperou, não tanto quanto queríamos, mas o mais importante é a conquista da democracia”, avalia.

Quem também fala sobre o tema é o deputado Mauricio Marcon (RS). Para ele, os deputados, representantes eleitos pelo povo, tem o dever de respeitar a Constituição. “Temos de dar continuidade ao histórico esforço do Parlamento brasileiro, do qual o Podemos faz parte, e defender o aprimoramento de nosso país, sempre com o objetivo máximo de abrir as portas da prosperidade e da justiça aos brasileiros”, afirma.

“Eleito, tenho a honra e a responsabilidade de representar os cidadãos, e isso implica um compromisso sagrado com a nossa Constituição. Ela é o alicerce da democracia, o documento que garante os direitos fundamentais de todos, e é meu compromisso contínuo certificar de que ela seja respeitada e fortalecida”, afirma o deputado Bruno Ganem, de SP. “Cada vez que entro nesta Casa Legislativa, carrego a responsabilidade de preservação e aprimorar nossa democracia, para que as gerações futuras possam desfrutar dos mesmos direitos e liberdades que hoje temos a privilégio de usufruir”, completa.

O deputado Gilson Daniel lembra que a Constituição rege o País e dá o direcionamento para as políticas públicas. A deputada Nely Aquino, de Minas Gerais, ressalta que a Carta
Magna preserva os direitos e reserva os direitos de cada cidadão e que esta diretriz precisa ser resguardada.

Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos