Mais de 226 mil pedidos de registro de pescador profissional aguardavam uma resposta do governo nos últimos anos. O encerramento da força-tarefa formada em 15 de setembro foi comemorado pelo deputado federal da pesca na Bahia, Raimundo Costa (Podemos).
Só no estado, quase 50 mil pescadores estão sendo beneficiados. Foram quase dois meses de trabalho, uma parceria dos ministérios da Pesca e Aquicultura, Trabalho e Emprego e Previdência Social, em conjunto com a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura no Estado da Bahia, trabalho conjunto que permitiu a análise de aproximadamente 50 mil registros na Bahia.
No total de 180.638 registros, 137.395 deles tiveram o pedido deferido e 43.243 foram indeferidos. “É uma grande vitória dos pescadores da Bahia e do Brasil. São quase 50 mil RGPs (Registro Geral da Atividade Pesqueira) destravados [na Bahia]. São pescadores e pescadoras que terão a condição de pesca, porque pescar sem carteira é ilegal, e pescar com a carteira além de ser legal, garante todos os benefícios sociais”, comemora o parlamentar, defensor dos trabalhadores da pesca no Congresso Nacional.
“Parabenizo toda a equipe da Superintendência da Bahia, e do Ministério da Pesca que leva dignidade a todos os pescadores. Estou aqui feliz, porque o nosso mandato tem esse compromisso com todos os pescadores. Pescador suspenso volta a ter dignidade, a garantir os seus direitos e benefícios sociais”, finaliza Raimundo.
Foto: Gabriel Tiveron – Liderança do Podemos