O reconhecimento oficial de Valença, na Bahia, como a “Capital Nacional do Cravo-da-Índia” pode facilitar o acesso a recursos e programas de fomento para a agricultura, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. O Projeto de Lei 2127/2025, de autoria do deputado Raimundo Costa (BA) tramita na Câmara dos Deputados.
A iniciativa pode estimular parcerias entre o poder público, instituições de ensino e pesquisa, a iniciativa privada e principalmente os agricultores, visando o aprimoramento da cadeia produtiva, a ampliação do mercado consumidor e a promoção do turismo rural e cultural na região.
“Reconhecer Valença como a Capital Nacional do Cravo-da-Índia é valorizar a identidade agrícola da região e abrir portas para investimentos, inovação e desenvolvimento. Essa iniciativa fortalece nossos produtores e projeta a Bahia no cenário nacional”, comentou o autor do projeto.
Autor do requerimento de proposta a criação do Projeto de Lei pelo deputado Raimundo Costa, vereador Ryan Costa (Podemos), celebra. “O cultivo do cravo valenciano se destaca no Brasil e é orgulho dessa terra, gerando emprego e renda a muitas famílias e agora o título de capital nacional vai facilitar o acesso a recursos e programas de fomento para a agricultura”.
Segundo o texto, a produção de cravo-da-índia no Brasil é concentrada, com quase 100% da produção ocorrendo no estado da Bahia, especialmente na região do Baixo Sul com destaque para os municípios Valença, Taperoá, Ituberá, Nilo Peçanha, Camamu, Teolândia, Piraí do Norte e Wenceslau Guimarães.
Dos 22 municípios baianos produtores da especiaria, Valença responde por 40,9% do valor total da produção nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Iniciativas de pesquisas
O IF Baiano, sediado no município, desenvolve projetos de pesquisa extensão com a cultura do cravo-da-índia, com financiamento de instituições como a Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesp).
Além disso, instituições como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, EMBRAPA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Universidade Estadual de Santa Cruz tem somado esforços em parceria de pesquisa para o desenvolvimento da cadeia produtiva n o Baixo Sul da Bahia. Igualmente, o município sedia a Associação dos Produtores de Cravo (Aprocravo), entidade que representa e articula os interesses dos produtores da região.
Foto: Sérgio Barba – Liderança do Podemos na Câmara

O PODEMOS é um partido movimento que surgiu como uma resposta aos brasileiros cansados de não serem representados na política. Um partido independente de governos e vota o melhor para o Brasil.